Dienstag, 30. November 2010

Projeto no Caraiva Bahia Brasil de Alpwissart

Projeto no Brasil de Alpwissart.
Communicative art exchange OCPA/Unesco Paris.
Apresentação em Salvador e em toda Bahia do tema : " Intercâmbio de culturas Suiça-Brasil. (Patrocinado por) Renato Lima - Pelourinho Salvador, Markus Meier Pandoro - Dorfplatz e restaurante Trancoso. Com produção dos artistas locais e da Suiça/Europa . Veja: www.alpwissart.ch
Pintando Comics com crianças de rua em todo Brasil.
Performance do expressivo 'Motionspaiting(pintura em movimento?!) / Viagem com ônibus e avião pelo Brasil, onde mostrarei os acontecimentos locais de todos os lugares por onde eu passar, através da minha pintura no jornal diário.
Assunto: Exibição "Tudo está concentrado num só lugar(canto)"
Saudações! Eu tenho interesse em apresentar esse Projeto(Installation) "Tudo está concentrado num só lugar". Esses 40-50 esboços/pinturas ,cuidadosamente selecionados,(de um total de 100 numeradas e assinadas), dentre as mais expressivas 'Motionspaitings' de localidades públicas de todo o mundo, serão expostas, penduradas em um painel de tecido.
5 anos de trabalho rodando pelas estradas de Nova York até os países árabes, mostrando a percepção(visão) e a pintura de uma maioria silenciosa(silenciada?).
Saudações Cordiais, Barbara Streiff
e-mail: alpwissarte@gmail.com, Tel: 0041 610 47 08
Projeto(Installation) com a Cultura da luz "Aion" , marca da natureza em Caraíva, a arcaica colônia localizada na costa norte do Brasil, meio a uma região de proteção ambiental, próximo da reserva indígena na Bahia. Nessa região, orinalmente uma colônia de pescadores, tudo ainda continua como antigamente(sem influência da modernidade), os transportes são feitos com Burros-táxi e, as pessoas daqui querem continuar a viver sem energia elétrica.
Nessa localidade, de kilômetros de praias, florestas, montanhas e rios intocados , foi montada pelo governo da Bahia, uma área de proteção ambiental; afim de manter preservado esse mundo cheio de maravilhas naturais.
Esse é o lugar, onde há 500 anos atrás o país foi descoberto pelos primeiros portugueses, que viram a primeira montanha da floresta, alcançada com apenas alguns passos.
Espantoso que, esse lugar permaneceu oculto à civilização. A aldeia de pescadores Caraíva se manteve bem conservada até os dias de hoje. E o turismo aqui , realizado nos meses de dezembro e janeiro, é uma boa alternativa.
Ruas de areia, nenhuma energia elétrica e transporte com burros não permitem lucros rápidos. Individualidade na forma de ser, jeito interiorano e moderna arquitetura integrada à natureza, fazem parte do dia-a-dia daqui.
Pessoas do mundo todo ficaram por aqui e construiram a casa dos seus sonhos, em algum lugar da praia ou bem escondida na floresta.
Aqui, nesta localidade, durante a minha estadia ,estabeleci contatos interessantes . As pessoas daqui já se alegram com minhas istalações de esculturas de luz, as quais eu instalarei em homenagem às pessoas, à natureza e ao lugar. O Tema das esculturas com sinais da natureza e seus elementos, estão ligados ao dia-a-dia daqui, vivido de maneira simples e consciente, voltado para a natureza.
Pela noite as pessoas terão aqui luz pelos caminhos e nas paredes das casas simples. Assim como, na areia das ruas, serão projetadas sombras das marcas de fogo.
Essa apresentação acontece em conjunto com os turistas e com a organização de proteção a natureza da Bahia. Juntamente com a escola, com os nativos, que lá moram e trabalham.
A escola para as crianças da região é uma escola-elite, com aulas modelo, organizada a partir da iniciativa da cidade de Salvador, voltada para crianças do futuro.
Eu fui convidada por esta escola, para ministrar aos sábados, oficinas(Workshops) .
Farei com eles um trabalho com temas locais; com materiais da natureza, produziremos 'mobiles', pintaremos Cocos, instalações "primae geometrie" de fundamentos da geometria, produção de um labirinto na areia.
Arte meditativa sobre a história local em forma de pinturas da visão de como eles vêem o passado.
Como foi festejado nos 500 anos do Brasil, com um protesto dos Indios que afirmam possuir uma história muito mais antiga no Brasil.
Isso é pesquisado no Brasil somente pelos novos cientistas . Poucos indícios apontam para uma cultura do passado, a qual essa cultura padrão de como os Golfinhos realmente viviam, sem deixar para trás marcas assim como outros valores, nós europeus, buscamos conhecer.
Sem quase nenhuma construção ou outros traços culturais encontrados, embora milhões de pessoas tenham vivido nessa floresta.
Aqui , nesse lugar , na floresta, junto a árvores antigas, na cintilante luz do sol, nas nuvens e nas dunas do Mar, eu posso sempre encontrar marcas de vidas passadas(que aqui viviam originalmente) e assim tentar expressar tudo isso em figuras. O começo disso já está registrado na página: www.alpwissart.ch .
Uma parte dessas futuras idéias já foram iniciadas e eu irei me aprofundar nelas.

Keine Kommentare: